Há muitos anos o Facebook, hoje conhecido como Meta, possibilita que seus usuários anunciem seus negócios no Facebook e Instagram através da sua ferramenta de publicidade, o famigerado Facebook Ads, hoje, Meta Ads Manager.
Essa ferramenta permite que sua marca apareça no feed dos usuários como um anúncio, enquanto os mesmos estão navegando entre milhões de posts, stories, reels e por aí vai.
Sim, também acho que essa prática se tornou meio abusiva nos últimos anos. No Instagram, por exemplo, a cada dois stories, é possível encontrar um anúncio, até que chega num momento em que você nem sabe mais o que é um post real de alguém ou um anúncio de uma empresa.
Certo! Depois dessa crítica gratuita, o Facebook e Instagram ainda são canais essenciais para que empresas alcancem novos clientes e dentro dos diversos formatos de anúncios presentes na ferramenta, existe a campanha de Lead Ads.
Esse tipo de campanha permite que você crie um formulário para que os usuários preencham com seus dados de contato ao clicarem no seu anúncio, e tudo isso sem deixar a rede social.
Por exemplo: você é dono de uma imobiliária e vai realizar o lançamento de um novo condomínio. Para isso, você lança uma campanha de Lead Ads para os habitantes da sua cidade que ao clicarem no anúncio, serão encaminhados à um formulário onde preencherão alguns dados como nome, e-mail e telefone para que seu time comercial possa entrar em contato com eles posteriormente.
Você também poderia fazer essa mesma ação direcionando o usuário para uma página de cadastro no seu site ou até mesmo para um número de WhatsApp, porém, agora vou te dar três motivos do porquê a utilização de Lead Ads pode ser extremamente positiva para as empresas:
1 – Tenha mais cadastros
A maior diferença da estratégia de Lead Ads em relação às campanhas de captura de leads externas utilizando algum site, por exemplo, é que os formulários de Lead Ads costumam gerar um número muito maior de cadastros.
Isso ocorre pelo fato de que o usuário não é transferido para um site externo após clicar no anúncio, o que torna o processo de preenchimento das informações muito mais rápido e prático, reduzindo assim a chance de desistências no meio do caminho.
2 – Teste mais rápido
Como já dito, as campanhas de Lead Ads fornecem formulários dentro do próprio Facebook e Instagram, logo, você não precisa criar uma página de cadastros no seu site para começar a anunciar. Isso permite que você possa subir suas campanhas mais rápido, já que não existe a necessidade de criar algo externo. Lembre-se, é sempre importante testar rápido e testar barato.
3 – Gerencie seus cadastros
Por fim, o Meta ainda disponibiliza o Leads Center, uma ferramenta para gerenciamento de todos os cadastros recebidos através das campanhas de Lead Ads. É basicamente um mini CRM e para quem está começando, pode ajudar bastante a organizar as informações dos clientes e interessados.
Resumindo, se você pretende subir alguma campanha para captura de leads no Facebook ou Instagram, pense com carinho em Lead Ads.
Esse é um tipo de campanha fenomenal para você validar seu produto ou serviço gastando pouco e ainda pode dar um resultado bem mais expressivo do que utilizar uma página de cadastros no seu site.