URL final na palavra-chave: uma estratégia que pode salvar sua campanha de pesquisa

Todo anúncio de pesquisa possui uma URL final em sua estrutura que é responsável por levar o usuário a alguma página do site que esteja relacionada ao tema do anúncio. Entretanto, é comum que algumas vezes as páginas de destino dos anúncios não estejam totalmente associadas às buscas realizadas no Google.

Todos nós já passamos pela situação de clicar num link que não foi tão relevante quanto esperávamos e isso só fez com que saíssemos do site o mais breve possível. Muitas vezes, o site até possuía o que procurávamos, porém, por termos caído em uma página irrelevante, acabamos partindo sem ao menos navegarmos pelo domínio.

O cenário descrito acima é um dos mais aterrorizantes para os anunciantes, afinal, ninguém quer que o custo dos cliques dos anúncios seja em vão.

Felizmente, o Google Ads permite que você inclua uma URL final para cada palavra-chave do seu grupo de anúncios, possibilitando que você sobreponha a URL inserida nos anúncios e direcione seus visitantes para páginas que estejam exatamente de acordo com as buscas realizadas.

O problema

Imagine que você precise criar uma campanha para um e-commerce de calçados. Essa campanha será direcionada aos calçados da marca XYZ, sendo que, essa marca possui muitos modelos, como o “XYZ Wild”, “XYZ Sky”, “XYZ Night”, entre outros.

Você não tem muito orçamento e criar campanhas ou grupos de anúncios separados por modelo é algo inviável no momento. Em cima disso, você cria apenas uma campanha com um grupo de anúncios, adiciona palavras-chave de cada modelo de calçado e insere um link nos anúncios que leve os clientes para uma página com todos os calçados da marca XYZ.

Com o passar dos dias, você percebe que sua campanha não está performando muito bem e que está com uma alta taxa de rejeição. Em cima disso, você decide pausá-la e voltar seus esforços a sua antiga campanha de shopping.

A solução

Esse episódio é mais frequente do que parece, principalmente em contas com orçamentos mais tímidos, porém, a inclusão de uma URL final nas palavras-chave do grupo de anúncios poderia ter feito toda a diferença nessa situação, uma vez que essa estratégia evita que os clientes abandonem a loja sem encontrarem os produtos procurados, aumentando a taxa de conversão da campanha.

Além disso, essa opção permite que você adicione URL’s específicas para dispositivos móveis, caso o site possua uma versão otimizada para o mercado mobile.

Para adicionar URL’s finais em suas palavras-chave basta acessar a sessão de Palavras-chave no menu lateral esquerdo do Google Ads e adicionar a coluna URL final, caso ela não esteja aparecendo. Feito isso, basta clicar no ícone de lápis e adicionar uma URL específica para cada palavra-chave.

Resumindo

Não basta apenas selecionar ótimas palavras-chave para sua campanha de pesquisa ou segmentar seu público com exatidão. É preciso que você leve seus visitantes para as páginas corretas do seu site, caso contrário, todo o trabalho será ineficiente e provavelmente sua campanha não renderá bons resultados.

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