Se você gerencia uma conta de Google Ads para uma loja virtual, é bem provável que exista pelo menos uma campanha de shopping ativa. Caso seu cenário seja esse, em algum momento da vida você precisou configurar o Google Merchant Center integrando-o junto a plataforma de e-commerce.
A partir daí, acredito que você já saiba o que é o Google Merchant Center e por isso, não será preciso introduzi-lo. Entretanto, você tem noção da importância dele para as suas campanhas de shopping?
A resposta parece óbvia, afinal, sem Merchant Center, sem shopping. Porém, devido ao aprimoramento da inteligência de máquina do Google Ads nesses últimos anos, o Merchant Center passou a ter uma parcela ainda mais considerável no sucesso ou insucesso das campanhas.
Pense no seguinte cenário
O cliente está procurando no Google por um tênis preto da marca X e por sinal, a sua loja possui esse tênis e ele está na sua campanha de shopping, porém, mesmo informando a marca no título e na descrição do produto, por preguiça ou descuido, o atributo “marca” do seu produto está cadastrado de forma incorreta e não com a marca X, como deveria.
A partir do momento em que o Google iniciar o leilão para definir a posição de exibição dos anúncios, poderá acontecer duas coisas:
1 – Seu produto não será exibido
Isso ocorre pelo simples fato de que o Google não considera seu produto relevante para aquela busca por não possuir a mesma marca procurada pelo cliente.
2 – Você terá um CPC muito mais alto do que deveria
Por ser considerado um produto irrelevante, o Google poderá entender que você está tentando forçar a exibição daquele item e por isso, aumentará drasticamente o valor do lance daquela pesquisa.
Isso se torna ainda mais significativo devido ao uso de lances automatizados nas campanhas de shopping, como por exemplo, o ROAS desejado. Quando o Google passa a gerenciar o valor dos seus lances, é imprescindível que os dados dos seus produtos sejam de altíssima qualidade, caso contrário, CPC’s com valores absurdos e custo por conversão muito acima do ideal se tornarão frequentes na sua conta.
Resumindo
Todos os atributos do seu produto são importantes para o sucesso da sua campanha no Google Shopping. Não se esqueça de cadastrar cor, marca, faixa-etária, entre outros atributos de forma correta, afinal, a qualidade do seu feed de dados no Google Merchant Center definirá a relevância dos seus produtos para os clientes.